domingo, 8 de janeiro de 2012

Moda Pop

Parece difícil entender e seguir as tendências da moda pop, mas não é: preste atenção o que vestem, por exemplo, Rihanna, Adele, Amy Winehouse, os caras do Maroon 5 e Skank, por exemplo. Note que, mesmo sendo ícones do gênero, seus estilos de roupas são bem diferentes – pura influência das batidas, melodias e efeitos que suas músicas causam nas pessoas e neles mesmos.

Rihanna, Beyoncé e Britney Spears, só para ficar nas mais glamurosas, adoram uma modelagem que vai do mais justinho aos tecidos mais moles que deixam as roupas mais folgadas mas não menos sensuais. E não é difícil seguir o exemplo. Com uma pegada mais casual, mas não menos sensual, a Zoomp, com seus jeans e camisetas, é um opção para seguir as tendências dos ídolos pop. Outras marcas bem representativas desse universo são a Colcci, a Bob Store e a Taco.

As roupas coloridas também são pop. Calças, camisetas e blusas com cores chamativas são o uniforme de quem curte, por exemplo, Katy Perry, Lady Gaga e Restart. Rihanna, de vez em quando, se rende ao arco-íris e usa as cores nas roupas coladas. Para montar esse look, que tem uma pegadinha meio retrô na modelagem, as lojas da Renner, C&A e Riachuelo são boas dicas. Em algumas cidades, é possível encontrar as cores da italiana Benetton e a americana Tommy Hilfiger.

E, por falar em onda retrô, quem viu Amy Winehouse e Adele já notou que elas lembram muito as divas dos anos 60 e 70. O cabelo é mais armado; as roupas, mais sóbrias; os cortes são mais retos, as cinturas mais altas e as estampas características dessa época não deixam dúvidas. E os brechós são o ponto de encontro de quem quer voltar no tempo e se vestir como as garotas dessa época. São fáceis de encontrar pelo Brasil, e trazem peças que, além de refletir um estilo, contam história. Só para ficar em alguns exemplos, em Belo Horizonte tem o Brechó Santíssima; no Rio de Janeiro, o De Salto Alto; São Paulo conta com o Minha Avó Tinha; o Peça Rara é um dos destaques de Brasília; e Porto Alegre tem um que é uma mistura de antiquário com brechó, o Balaio de Gatos. Assim, não fica difícil entrar na moda pop – independente da época e estilo!


A cultura pop nos remete ao conjunto de valores impostos ou creditados em sociedade e que fazem parte do cotidiano dos indivíduos que estão envolvidos à mesma. Simplificando, cultura pop nos remete aos valores do povo, de maneira geral, produzidos perante a interação dos indivíduos em meio a uma sociedade. A Moda Pop não é diferente, nela podemos referir um conjunto de gêneros, porém, sem uma tendência específica, afinal, é promovida através da cultura popular, que é resultado da interação de vários indivíduos. Confira algumas imagens que esboçam todas as linhas e traços comuns à Moda Pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário